As exposições
O Núcleo Anne Frank Minas Gerais dedica-se à disseminação da história de Anne Frank por meio de exposições itinerantes. Destacam-se as exposições “Lendo e Escrevendo com Anne Frank”, “Aprendendo com Anne Frank” e “Deixe-me ser eu mesmo”.
LENDO E ESCREVENDO COM ANNE FRANK
3 caixilhos de alumínio de 220 de altura por 290 de largura, desenhados em forma de U.
Seis painéis de tecido são esticados nas armações.
Separado da moldura em forma de U está um painel de introdução de dupla face com 220 cm de altura por 200 cm de largura.
Um caderno de atividades para crianças de 9 a 12 anos (para impressão e reprodução);
Um caderno de atividades para 13-15 anos (para impressão reprodução)
Um clipe de filme histórico;
Manuais para professores (para impressão e reprodução)
APRENDENDO COM ANNE FRANK
- 1 Painel Horizontal (pendurado): 2,20m de largura x 2,0m de altura;
- 1 Painel duplo (estrutura com perfil de alumínio): 2,0m de largura x 2,20m de altura;
- 1 Caixa de acrílico com uma réplica do Anexo Secreto: 40cm x 40cm x 40 cm;
- 1 Réplica do Diário de Anne Frank: 47cm de largura x 33,5cm de altura x 24cm de profundidade;
- 1 estrela de Davi original escrita “Judeu” em alemão, símbolo usado para facilitar a identificação dos judeus à época do nazismo;
- 1 caixa de acrílico com réplicas de documentos (Arquivo Judaico): 32cm de largura x 16,30cm de altura x 25 cm de profundidade.
DEIXE-ME SER EU MESMO
Composta por 34 painéis, dois terços dessa exposição são dedicados à história de Anne Frank – desde o seu nascimento, até à sua morte no campo de concentração de Bergen-Belsen – explorando paralelamente o contexto histórico mundial: a ascensão de Hitler, a perseguição aos judeus e a Segunda Guerra Mundial. A última parte da exposição traz imagens e relatos – em texto e vídeo – de jovens de hoje sobre como se enxergam e como pessoas desconhecidas reagem a eles, no dia a dia, fazendo uma conexão com o preconceito, intolerância e a discriminação que Anne Frank sofreu e muitos ainda sofrem na atualidade.