Núcleo Anne Frank Minas Gerais

Nossa Proposta

Otto Frank, pai de Anne, estava convencido de que os jovens precisavam ser persuadidos de que contribuir para um mundo melhor é necessário e possível. Ele respondeu a milhares de cartas de jovens que leram o diário de sua filha e muitas vezes terminava suas cartas com as palavras: “Espero que o livro de Anne tenha um efeito no resto de sua vida, de modo que, na medida do possível, em suas próprias circunstâncias, você trabalhará pela unidade e pela paz”. Esta é a nossa missão, e o grande objetivo do Núcleo Anne Frank Minas Gerais, tendo a história de Anne Frank como ponto de partida como um alerta para que nunca mais se repita barbáries como ocorreram naquela época; entender os fatores de preconceito e intolerância por trás dos acontecimentos vividos por Anne Frank e milhões de outras pessoas, relacionar de forma crítica e reflexiva buscando compreender como o preconceito e a intolerância ainda estão presentes na sociedade atual e pensar formas de reagir visando o futuro de uma sociedade mais justa. Para combater a discriminação, a intolerância, o preconceito, é importante desenvolvermos uma compreensão mais profunda dos seus mecanismos, pois são fenômenos complexos e para ser combatido precisa conhecimento e conscientização.

Por que Anne Frank

Mulheres inspiradoras são muitas, famosas ou incógnitas, não importa, não faltam exemplos de mulheres que se destacam ou destacaram ao longo da história. Em especial, consideramos que o esconderijo, as palavras e a história de vida de Anne Frank estabelecem uma conexão surpreendente com o público, sobretudo com os adolescentes, que se identificam com a história de luta, resistência e coragem da garota judia, uma jovem com uma visão clara e resiliente de uma realidade tão dura pela qual estava passando.

A história da família Frank reflete um período importante da história da humanidade e fornece muitos elementos que nos desafiam a refletir e questionar a realidade atual

Atividades

Exposições

O Núcleo Anne Frank Minas Gerais trabalha com exposições itinerantes que contam a história anne Frank e sua relação com os direitos humanos. As exposições “Lendo e Escrevendo com Anne Frank” e “Aprendendo com Anne Frank”.

Aprendendo com Anne Frank Histórias que Ensinam Valores

Coletânea que reúne artigos de Carlos Reis, do Museu do Holocausto; Michel Gherman, Karl Schurster apresenta algumas das reflexões produzidas em formações de educadores vinculados às atividades do Núcleo Anne Frank.

Bate-papo – Anne Frank uma história para hoje

O livro fala sobre as experiências das escolas de BH sobre a Exposição Aprendendo com Anne Frank. O prefácio é de Carlos Reiss, coordenador do Museu do Holocausto e parceiro no projeto.

Workshop de formação

O Workshop de formação tem como objetivo formar os mediadores da exposição. O conteúdo do workshop compreende a história de Anne Frank, a Segunda Guerra Mundial e a função do mediador

Contação de Histórias

Narrar a história de Anne Frank de maneira lúdica e envolvente, adaptada para diversas faixas etárias, busca proporcionar uma experiência prazerosa de aprendizado.

Oficina do Pão Chalá

O pão Chalá é um tipo de pão tradicional e tem uma importância cultural e religiosa na tradição judaica. 

Bate-papo – Anne Frank uma história para hoje

Hoje, quando nos deparamos com desafios persistentes de intolerância, preconceito e conflitos, a voz de Anne Frank ecoa como um lembrete urgente da importância da empatia e da defesa incansável dos direitos humanos.

Bate-papo com sobreviventes do holocausto

Explorar a narrativa da Segunda Guerra Mundial por meio do olhar de alguém que experimentou diretamente os eventos da época é uma maneira profunda de compreender a realidade.

Realidade virtual

Visita ao Anexo Secreto com os óculos de realidade virtual.

 
Scroll to Top